sábado, 31 de outubro de 2009

Atividade 3 – A pesquisa na Escola

Segundo o texto Ética do Conhecimento e a Cópia de Trabalhos Escolares
(ou sobre a avaliação acadêmica por meio de trabalhos escolares) de Davi A. Marski Filho, percebe – se então uma grande troca de agrados entre aluno, professor e pais, independente se o aluno aprendeu ou não ele quer ser aprovado e com isso o pai fica feliz e quanto ao professor a matéria foi aplicada e todos os seus alunos aprovados sendo assim ele tem menos trabalho. Quanta praticidade!
As pessoas se esquecem de que o conhecimento é apenas o princípio daquilo que constrói para si próprio, falando mais claramente infelizmente o aluno que pensa ser “esperto” por copiar e colar conteúdos ao elaborar um trabalho está enganado a si mesmo.



1.Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?

Os alunos copiam e colam os trabalhos escolares por preguiça e não deixa de ser algo ágil, trazendo para eles um bom resultado sem ter trabalho, já que os professores infelizmente não estão tendo muito interesse em saber se realmente o trabalho foi elaborado pelo aluno ou se não passa de uma cópia.

2.Isso acontecia antigamente?

Antigamente acontecia sim só que sem a ajuda da tecnologia. Os alunos tinham que fazer trabalhos escolares manuscritos, mas não impedia de copiar um assunto de um livro.

3.Copiar tem algum valor?


Muitos pensam que estão tirando proveito com isso o que não é a verdade. Podemos perceber com o quadro de notícias que ocorreu no dia 27/10/2009 no Jornal Hoje abordando o seguinte tema “Pessoas qualificadas também têm dificuldades para conseguir emprego”. Infelizmente estas pessoas perderam tempo pensando que estavam se qualificando sendo aprovadas em graduação, mestrado e até doutorado apenas para conseguir o canudo.Em uma entrevista de emprego percebem que tudo foi em vão quando não são aprovadas para aquela área em que se formou, pois não conhecem bem sua profissão. As empresas estão exigentes é preciso ter competência.

4.O professor pode mudar isso?


Pode sim, já que o professor tem uma grande importância para o desenvolvimento de um aluno.
Existem vários meios de fazer com que o aluno mostre ao professor que realmente conseguiu assimilar o conteúdo de um trabalho e que elaborou o mesmo basta o professor pedir explicação para os alunos sobre o tema abordado no trabalho, um debate em sala de aula... Uma referência bibliográfica também faz a diferença.

5.Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?

Instruir os alunos que é possível fazer uma busca de informações sobre um tema abordado, salva-las com suas referências bibliográficas, ler estas informações, entender e com base neste entendimento criar o seu trabalho.

6.Como avaliar?

Através de apresentações, debates entre outros meios fica fácil de perceber se o aluno realmente entende do assunto aplicado no trabalho ou não. E pelo texto do trabalho também é possível perceber se foi feita uma cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário